Storytelling

Storytelling

Numa abordagem geral do que é o Storytelling, encontrei uma explicação que me econtrou também.

Storytelling

Já na minha vivência académica era muitas vezes confrontada com que tudo o que projetava ou imaginava num projeto, fosse ele qual fosse, quando era lançado um Briefing a minha mente era voltada instintivamente para o lado emocional.

Encontrei um equilíbrio neste desafio na criação de bolos, poderia ser noutra área, mas optei pela esta arte de comunicação.

Numa abordagem geral do que é o Storytelling, encontrei uma explicação que me encontrou também.

O storytelling, ou narrativa, é uma técnica que utiliza elementos de história e narrativa para comunicar algo de maneira mais eficaz e envolvente, consegue chegar ao coração da pessoa a quem queira que aquele “objecto” chegue.

Através do storytelling, é possível transmitir valores, ideias, mensagens e conceitos de forma que a pessoa se possa identificar, compreender e lembrar com mais facilidade.

Isto é uma técnica de comunicação, que pode ser utilizada em diversos contextos, como o marketing a educação, por exemplo.

Ao contar uma história, posso apelar para as emoções, estabelecer uma conexão mais emocional do futuro objeto! Seria algo funcional emotivamente, mas tecnicamente até podia não ser... como estava inserida num curso no qual o seguimento do projecto seria a indústria, muitas vezes saía frustada... porque esses “objectos” para as “massas” que seriam reproduzidos em série, muitas vezes não eram os melhores para desenvolver!

Dei comigo numa vertente de projecto “Conceptual”, fui até rotulada pela Daniela Conceptual. Todos os meus projectos tinham de ter uma história, só assim via a realidade de um produto funcional. Um Martelo Ergonómico tinha se ser funcional para executar uma função que seria martelar eficazmente, por isso deixei para trás!

A minha vertente criativa ansiava por coisas mais além de conseguir construir apenas coisas chamadas “funcionais”. Questionei-me muitas vezes, fiz questionar muitas vezes colegas e professores, que o emocional também seria o funcional, assim profundava e promovia uma compreensão mais rica do projecto.

A arte de contar histórias é uma habilidade valiosa, por permitir transformar informações simples ou complexas em algo que é tanto significativo quanto memorável para a pessoa. Consigo isto por meio de elementos-chave, como imagens, texturas, interior do bolo, cor, formato, entre outras opções, assim consigo criar uma história cativante a apelativa para quem a esta a receber.

#Storytelling